Rita Lobato, uma conquista feminina na história do Brasil

imagesPara comemorar o Dia Mundial da Mulher, o Lusopatia resgata da memória esta figura histórica. Uma das muitas mulheres que abriram um caminho para muitas outras.

Nos tempos em que estudar era uma rebeldia,  Rita Lobato Velho Lopes (1866 — 1954) foi a primeira mulher a exercer a Medicina no Brasil, a primeira mulher brasileira a receber um diploma e segunda da América Latina. Alvos de preconceitos, as pioneiras encontraram muitas dificuldades para se afirmar profissionalmente.

Frequentou o curso secundário em Pelotas e demonstrou, desde cedo, vocação para a Medicina. Mas, apesar de um decreto imperial de 1879 autorizar às mulheres a frequentar os cursos das faculdades e obter um título académico, os preconceitos da época, que relegavam às mulheres a uma função doméstica, falavam mais forte.

Rita matriculou-se inicialmente na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, transferindo-se depois para a Faculdade de Medicina de Salvador, na Bahia. Determinada em obter o título de médica, venceu a hostilidade inicial dos colegas e professores até conseguir o respeito deles.

Em 1887, tornou-se a primeira mulher brasileira e a segunda latino-americana a obter diploma de médica, após defender tese sobre A operação cesariana, um tema, aliás, controverso e centrado também na feminidade.

De acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese ), no Brasil as mulheres correspondem a 41% da População Economicamente Ativa (PEA) do Brasil e mais de um quarto das famílias são chefiadas por elas. Mas nem tudo são flores. A pesquisa mostra que embora as mulheres possuam maior nível de escolaridade que os homens, não ocupam funções compatíveis com sua formação, além de terem remuneração menor se comparada ao sexo oposto.

Se estiverem interessados e interessadas em conhecer mais casos como o da Rita,  vejam este Laifi de mulheres na história do Brasil.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s