
Este é um artigo de auto-ajuda. Até porque eu nunca sei explicar isto, para quem não é consumidora de café é muito complicado fazer uma aula sobre os cafés em Portugal.
À semelhança de outros países, Portugal tem a tradição dos cafés. Em muitas vilas e aldeias do país há sempre um café central, bem como no centro do burgo que nos dá logo a perceção do encontro. Mas há cafés e cafés…Uns mais simples e outros mais elegantes ou com mais história.
Aconselho-vos vivamente a visitarem o Majestic, no Porto e a Brasileira, em Lisboa. Símbolos de cada uma destas cidades e quase a segunda casa de intelectuais, escritores, políticos, pintores…
Mas vamos ao ponto: a bebida. O café em Portugal é um elemento definitório nacional, ou mais do que isso, uma paixão. Qualquer estrangeiro que vá a Portugal poderá ficar um pouco perplexo com a enorme variedade de cafés que são pedidos num café ou numa pastelaria.
Eu não sou grande apreciadora de café, mas reconheço que quando vou a Portugal caio na tentação e aos meus lábios chega alguma chávena com aroma delicioso.
Entre os meus alunos e alunas existe a brincadeira de dizer que para saber pedir um café em Portugal faz falta obter um C1 do Instituto Camões. Passe a ironia, o assunto não está fácil para quem está a aprender porque existem diferenças entre o Norte e o Sul do país nos nomes, diferenças de nomes quanto a recipientes, temperaturas, quantidades…
Vamos então por ordem alfabética.
Abatanado: é um café um bocado polémico. Cada cabeça, sua sentença. Na minha opinião é como se bebêssemos duas bicas numa chávena maior.
Há quem diga que são duas bicas mais um bocadinho de água, outros dizem que é uma bica com um pouco de água. Também ouvi que é o mesmo que um duplo, que é um sinónimo de meia-de-leite…enfim…
Bica (no sul) e Café ou Cimbalino (no norte): é quase como um shot de cafeína. Pede-se uma bica quando se quer beber um café numa chávena pequena. Esta é, com toda a certeza, a modalidade mais tradicional e frequente.
Reza a lenda que o nome surgiu do café “A Brasileira” (logo no seu início), ao ver que as pessoas não gostavam tanto da tal bebida amarga, decidiram colocar na rua um aviso: “Beba Isto Com Açúcar”.
O nome “cimbalino” vem da marca de máquinas de café Cimbali, que foram as primeiras a serem introduzidas no país. Se estiverem por Compostela, a máquina do café Venecia é esta mesma, não admira que este bar seja conhecido na cidade por servir um dos melhores cafés.
Café cheio/curto: Um café cheio é uma bica com um pouco mais de café na chávena. Um curto é um café ainda mais forte que a bica.
Café com cheirinho: é desses nomes de café deliciosos. “Cheirinho” é umas gotas de “bagaço” (aguardente). Pode ser tomado até como digestivo, como fazemos na Galiza.
Carioca: é um “segundo café”: ao colocar-se o grão na máquina, tira-se um café mas não se enche a chávena. Só depois é que se tira outro café, com os mesmos grãos, mas desta vez vai sair mais fraco, pois foi tirado um antes, e aí sim, serve-se na chávena.
Descafeinado: é o café sem cafeína, para aquelas pessoas que querem dormir bem. Por vezes até ouvi “Nescafé”, assim com o nome da casa comercial.
Duplo: São dois cafés numa chávena maior do que a da bica. Bom, isto não é bem um “tipo” de café, é mais um tamanho, por melhor dizer…
Galão: é um café com leite desses de pequeno-almoço porque geralmente toma-se antes do meio-dia. É habitualmente servido num copo de vidro e desses cafés que quase “exige” uma torrada com manteiga.
Garoto (no sul) ou Pingo (no norte): é uma bica com um pouco de espuma de leite. Um café um bocado mais fraco do que a bica.
Italiana: um café bem forte. É servido numa chávena pequena mas com mais quantidade de café do que uma bica e um pouco menos de água.
Mazagrã: de origem argeliana, é uma bebida fria de café adoçado. É dito que é o “café com gelo original”. Na versão portuguesa podem usar café expresso, limão e rum.
Meia de Leite: é o mesmo que um galão mas em chávena grande e a mistura poderá sair um pouco mais equilibrada nas quantidades do que no galão.
Pingado: é uma bica com uma pequeníssima quantidade de leite frio.
Já sentem aquele cheirinho bom do café?
Show!