Eu viajo de comboio

Sou uma pessoa que não tem carta de condução e, mais ou menos, consegue viver. Pode parecer utópico, mas consigo viver.

Num dos desenhos animados da minha infância: a Volta ao mundo em 80 dias, o Sr. Sullivan desafiava o cavalheiro do Clube da Reforma Londrina chamado Willy Fog a dar a volta ao mundo em só 80 dias. E ele aceitava.
Eu tenho desafios bem menores, mas não deixam de ser desafios. Ando de autocarro e de comboio para chegar a algures. Grandes jornadas metida em transportes públicos fizeram com que amasse os arquivos em mp3 e as páginas para ler. De qualquer jeito, aproveito a ocasião para agradecer todas as boleias que o pessoal me dá. Mas é assim, uma viagem de transportes é uma situação perfeita para começar uma leitura ou ouvir um CD inteiro (já agora, há quanto tempo não fazem isso?)

No campo semántico dos meios de transporte dão-se algumas diferenças entre o português europeu e o brasileiro.
*Ir/viajar/andar:
-a pé
-de bicicleta
-de mota
-de carro
-de balão
-de barco
-de avião
-(Pt) de autocarro/ (Br) de ônibus
-(Pt) de comboio/ (Br) de trem
-(Pt) de elétrico/ (Br) de bonde
-(Pt) de camião/ (Br) de caminhão

Já viram que com os meios de transporte usamos a preposição DE: “eu viajo de barco”, menos nas expressões “ir a pé” e “ir à boleia”. No entanto, quando falamos de horários usamos a preposição EM: “vou no comboio das 16h30”

Se quiserem, podem descarregar um ficheiro PDF com o vocabulário dos transportes e outras dicas:
meios de transporte
Para consolidarem o aprendido é bom jogar este jogo com nomes e imagens.

Deixo uma canção: Comboio Malandro, do Fausto. E agora vou apanhar o meu. Chegarei a horas?

Deixe uma Resposta

