Mudar, Trocar ou Cambiar?

Ando nestes dias a ver muitos vídeos, panfletos e parafernália eleitoral. Neste domingo temos eleições. Gostava de um dia poder votar com convicção e não andar a votar na lista “menos má”. Tenho muitas opções e fico triste porque não encontro nada com que me identificar 100%.

Tenho ouvido nestas semanas a palavra “câmbio” inúmeras vezes. Bom, eu não quero “câmbio” nenhum neste domingo. Não é de “câmbio” que eu preciso, quero é mudanças.

Vamos lá com estes matizes. Melhorar a nossa língua não é tão difícil assim. Bora!

  • MUDAR: é sempre fazer uma alteração, modificação, redefinição das coisas. Podemos mudar de
    ideia, de casa, de opinião, de atitude, de vida, fisicamente…


De Mudar temos o substantivo Mudança. E é mesmo assim, meus e minhas, neste domingo…”nada muda se você não mudar”

mudanc3a7a

  • TROCAR: é fazer escambo, substituir uma coisa pela outra. Por exemplo: podemos trocar cromos se formos
    colecionadores/as. Um cromo do Messi por um do Cristiano Ronaldo.

De trocar temos as palavras e expressões TROCO, TROCADOS, TROCA-TROCA, TROCA POR TROCA.

trocar

  • CAMBIAR: É fazer operações de câmbio monetário. Por exemplo: podemos cambiar euros por dólares, yens por euros, reais por pesos…

Deixo-vos esta música de um dos meus rappers de referência, Gabriel o Pensador. O Pensador faz pensar, há uma música dele para cada situação da vida.

“muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente/ A gente muda o mundo na mudança da mente /E quando a mente muda a gente anda pra frente /E quando a gente manda ninguém manda na gente!”

One thought on “Mudar, Trocar ou Cambiar?

  1. O Gabriel aparece em uma lista? Eu posso votar Gabriel? Ele é o melhor candidato, eu sei. bjos.

    De: Lusopatia Para: vetpadron@yahoo.es Enviado: Lunes 14 de diciembre de 2015 23:19 Asunto: [Novo artigo] Mudar, Trocar ou Cambiar? #yiv5250853258 a:hover {color:red;}#yiv5250853258 a {text-decoration:none;color:#0088cc;}#yiv5250853258 a.yiv5250853258primaryactionlink:link, #yiv5250853258 a.yiv5250853258primaryactionlink:visited {background-color:#2585B2;color:#fff;}#yiv5250853258 a.yiv5250853258primaryactionlink:hover, #yiv5250853258 a.yiv5250853258primaryactionlink:active {background-color:#11729E;color:#fff;}#yiv5250853258 WordPress.com | carmesaborido posted: “Ando nestes dias a ver muitos vídeos, panfletos e parafernália eleitoral. Neste domingo temos eleições. Gostava um dia poder votar com convicção e não andar a votar na lista “menos má”. Tenho muitas opções e fico triste porque não encontro nada com que me” | |

Deixe uma Resposta

