Falso amigo: pastilha

Como alguém começou a mascar pastilhas? ninguém tem certeza de quais foram as origens.

Sabemos, sim, que a pastilha elástica já era conhecida desde as antigas civilizações. De facto, é um hábito tão espalhado que na nossa língua temos até três nomes para o mesmo conceito: pastilha na Europa, chiclete no português do Brasil (de origem náuatle) e chuinga em Moçambique e Angola (uma adaptação da expressão chewing gum).

Algumas pessoas afirmam que o hábito de mascar pastilhas surgiu entre os índios da Guatemala, que mascavam uma resina extraída de uma árvore chamada chicle com a finalidade de estimular a salivação. Outras, que o hábito surgiu entre os maias, no México, e ainda há quem diga que a coisa vem dos astecas.
Na Antiga Grécia, também mastigavam a resina de uma árvore como forma de escovar os dentes e melhorar o hálito.

Industrialmente só podemos começar a datar o surgimento das pastilhas em 1800. Uns anos depois foi descoberta uma parafina doce que suplantou o sucesso da resina. Em 1860, Antonio López de Santa Anna, mexicano exilado nos EUA, trouxe para a América do Norte uma resina nova e mais cremosa feita com derivados do látex à que chamou de chicle. Depois juntou-se ao inventor Thomas Adams, e os dois melhoraram a fórmula acrescentando licor. Contudo, considera-se que William F. Semple é o inventor, pois foi ele quem a patenteou em 1869.

No princípio do século XIX chegaria a bubble gum criada por Walter Diemer, a primeira pastilha que permitia criar bolinhas.

Mas foi com as duas grandes guerras que se espalhou o sucesso do produto, em grande parte porque começou a ser vendido com fins terapéuticos. Acreditava-se que mascar podia aliviar o stress de vítimas e aumentar a concentração de soldados.

O aumento da popularidade do produto fez com que aparecessem novos tipos: sem açúcar, novos sabores, em drageias…

E se viajar a Singapura não leve pastilhas! é proibida a venda e consumo. A cidade é tão limpa que o turista que for apanhado com pastilhas pode até ser detido.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s