“A guerra também foi nossa”

phpThumb.phpA frase que escolhi como título para este artigo é também o título de uma reportagem da RTP que fala sobre a Guerra Civil. Como é vista a guerra do lado português? Muitas pessoas não sabem, mas Franco também exerceu represálias contra muitos cidadãos portugueses.

A Guerra Civil dividiu Espanha, mas também marcou para sempre a vida de milhares de portugueses, que viviam perto da fronteira ou trabalhavam em território espanhol.

Há 80 anos, a guerra civil espanhola, autêntico ensaio para a 2ª Guerra Mundial, provocou meio milhão de mortos. Mais de 100 mil continuam desaparecidos até hoje, enterrados em valas comuns por toda a Espanha.

Ao começo da guerra em Espanha havia 30.000 portugueses emigrados, muitos deles na Galiza, sendo entre as nossas terras a comunidade estrangeira mais numerosa. Estas pessoas sofreram e padeceram a guerra, a repressão e a emigração.

Segundo o historiador Dionisio Pereira, na Galiza houve 370 represaliados e 68 assassinados.

“A Guerra Também foi Nossa”, uma reportagem da jornalista Ana Luísa Rodrigues, com imagem de Carla Quirino e edição de José Rui Rodrigues chega agora à Galiza graças a uma plataforma de memória histórica Sempre con vós. Cidadanía pola verdade. Vai ser projetada em Ponte Vedra (hoje às 20h30 no Arquivo Provincial), Gondomar (amanhã às 20h30 na aula de cultura Ponte de Rosas) e a Estrada (dia 1, às 20h30 no “Museo do Moble”).

 

 

Anúncios

One thought on ““A guerra também foi nossa”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s