VI Colóquio internacional sobre literatura brasileira contemporânea

colóquio

Ainda estão abertas as inscrições para o VI Colóquio sobre literatura brasileira que decorrerá nos dias 25-27 do corrente mês na Universidade de Santiago de Compostela.

A focagem deste ano é “o local, o nacional, o internacional”. Pelo que pude ver no site da organização as linhas temáticas deste encontro defrontam os paradoxos da literatura brasileira atual: novas vozes (mulheres, negros, trabalhadores e trabalhadoras…) entram para reivindicar o seu espaço no panorama atual e se legitimarem num momento em que a literatura brasileira está em vias de internacionalização com o aumento de traduções, apresentações no estrangeiro e feiras literárias.

Na página podemos ver as intenções do evento “O colóquio – que pretende movimentar esse conjunto de discussões – é resultado dos diálogos já estabelecidos entre o Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea e especialistas da área de diferentes universidades europeias, do Brasil, dos Estados Unidos e da Argentina, e marca a consolidação da cooperação entre essas instituições. As diferentes procedências dos participantes apontam também as diferentes perspetivas teóricas e metodológicas que estarão em debate. Para além de questões mais teóricas, necessárias para o debate, serão apresentados estudos sobre livros, autores e géneros específicos da literatura brasileira contemporânea que contemplam os problemas referidos, além de análises sobre o campo literário brasileiro atual. Estão contempladas, também, discussões sobre o diálogo da literatura com outras linguagens artísticas (cinema, artes plásticas, música etc.) e com a cultura, num sentido amplo. Todos os trabalhos trarão como preocupação central o fazer literário na contemporaneidade, tendo como recorte cronológico as obras da literatura brasileira produzidas a partir de 2000.”

O grupo GALABRA e a professora galega Carmen Villarino colaboram ativamente na organização do evento de caráter internacional que neste ano tem como marco a Galiza.

Deixo-vos a página das inscrições por se for do vosso interesse.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s