Sílvia Sobreira: a afinação e o ensino de música no Brasil

 

maxresdefault

Sílvia Sobreira é uma brasileira perita em afinação e desafinação. Sabemos que cantar afinado é uma arte que nem todo mundo consegue dominar. De acordo com esta doutora, alguns distúrbios psicológicos podem propiciar a desafinação, mas isto não significa que um desafinado nunca chegue a afinar. Ela acredita em que a afinação é uma habilidade que se pode aprender e treinar.

12348046_1089359924431589_7398152965654098902_nO seu livro, Desafinação Vocal, editado por Musimed em 2003, foi muito utilizado por professores de música e diretores e diretoras de coros brasileiros. Professora nos cursos de Grau da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO, amanhã fará uma master-class na Casa do Rock, com inscrição prévia.

Toda a gente gosta da música, mas pouco sabemos de como é o ensino dela e ainda menos como é que isso é no estrangeiro.wp-1450364854823.jpg

O Brasil, um gigante musical, é um país muito criativo e que sabe também adaptar aqueles estilos musicais de fora que lá chegam. Contudo, só em 2008 a música entrou como disciplina obrigatória nas escolas do país. Quais os desafios dos professores e professoras? Qual a metodologia? Estão as escolas bem equipadas? De todos estes aspetos e ainda outros vai falar a Dra. Sílvia Sobreira amanhã no CS. das Fontinhas em Compostela às 19h30.

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s