Samba-Pagode em Ponte Vedra

12088357_845929612186184_8993619893913867317_nEsta semana em La Posada Indiana, em Ponte Vedra, às 21h30, temos uma noite dedicada à canção brasileira por excelência: o samba.

O samba é um género musical em que cabem muitos estilos, não é um fenómeno musical homogéneo, é uma coisa variada, como o Brasil inteiro. O pagode é um tipo de samba que nasceu no Rio, na década de 70. Mas a palavra já estava no Brasil muito antes.

Antigamente, pagode era considerado como festa de escravos nas senzalas de escravos negros e quilombos. Em meados do século XIX, o termo passou a designar reuniões para se compartilhar amizades, música, comida e bebida. Com a abolição da escravatura e fixação dos negros libertos no Rio de Janeiro, que têm uma relação intrínseca com o sincretismo de religiões de origem africana, como o candomblé e a umbanda, o pagode consolidou-se a partir do século XX como uma necessidade de compartilhar e construir identidade de um povo recém liberto, e que precisa dar outra função ao corpo que até então é somente instrumento de trabalho.

Então não esqueçam que amanhã têm uma noite brasileira em Ponte Vedra!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s