Esta é uma das questões dos primeiros dias de aulas. Tentar explicar que não existe uma relação biunívoca entre dois termos de duas línguas diferentes não é coisa fácil. As pessoas estão à espera de uma tradução do tipo vermelho-rojo-red, que nem sempre se pode dar, porque uma língua é uma maneira de ver a realidade e isto significa que cada língua segmenta a realidade e cria conceitos…como lhe vai na alma.
E explico que digo “duas línguas diferentes”, porque cada ano o espaço que ocupa o castelhano entre os meus alunos e alunas é maior. É por isto que nasce a confusão com estes três verbos, porque para eles todas estas realidades podem ver-se resumidas numa: quedar.
- FICAR: tem o sentido de permanecer, não sair de algum lugar. Hoje vou ficar em casa, porque devo estudar para o teste.
Ficar é o contrário de Ir embora. Contudo, não existe a expressão Ficar embora*
No Brasil o verbo tem mais significados além deste, porque Ficar com alguém significa também ter um caso.
- COMBINAR: é o verbo que utilizamos para fazer planos, para acordar uma hora e um lugar, pactuar. Combinei com o Luís às 18h30 no cinema para vermos aquele thriller.
No português do Brasil é usado o verbo Marcar com o mesmo uso. Em Portugal podemos marcar mesa num restaurante, marcar uma consulta médica…
- RESTAR: tem a ver com uma subtração, a parte que resta de outra parte que tirámos. É uma diminuição. De todas as línguas indígenas que havia no Brasil antes de 1500, hoje só restam aproximadamente 150.
Apresento-vos a minha Beyoncé particular. Pérola é aquela artista que deveria soar em todas as pistas de dança. Fiquem parados com a música…se puderem.