Falso amigo: preto

detail-preto-absolutoNão estão a ser bons tempos para os felinos, desde a morte do Cecil.

Os gatos pretos foram (e infelizmente são) alvo de muita superstição.  Estiveram muito associados à crença de que gatos pretos eram bruxas transformadas em animais. Por isso a tradição diz que cruzar com um gato preto é sinal de mau agouro, azar.

A cor preta está carregada de simbolismo. Podemos pensar nos gatos, na bandeira pirata (Jolly Roger) ou no anarquismo.

negro-gato-m-20091113No latim havia pares de palavras para as cores, porque a língua latina tinha um nome para as cores acetinadas e um nome para as cores mate. Assim, chegaram a nós dois nomes: negro (niger) e preto (pressus).

A palavra Preto tem origem no termo em latim Pressus, que remete para o ato da compressão, de apertar. Isto significa que na cor preta existem vários pigmentos estão comprimidos.

O preto é a cor mais escura do espectro, definida como “a ausência de luz”, em cores-luz, ou como “a junção de todas as cores”, em cores-pigmento. É a cor que absorve todos os raios luminosos, não refletindo nenhum e por isso aparecendo como desprovida de clareza.

As cores podem despertar diferentes sensações, o que é usado muitas vezes no âmbito da publicidade. Neste caso, quando a cor preta está associada a uma empresa ou marca, ela indica nobreza e transmite uma sensação de seriedade.índice

A cor preta também significa tristeza e reverência e por esse motivo pessoas que estão em luto muitas vezes vestem roupa preta, sendo uma cor preponderante em muitos funerais ocidentais. Nalgumas culturas orientais (xintoísmo), no entanto, entende-se que a cor do luto é o branco, por ser ela a cor dos ossos.

Agora com o artigo lido, ficam a saber que se quisermos indicar que alguma coisa fica próxima de nós, para isso vamos utilizar a palavra Perto.

Podem também consultar este artigo que fizemos com anterioridade sobre Preto/Cerca.

Deixo-vos agora com um dos meus filmes a preto e branco preferidos: Metrópolis. Espero que gostem tanto como eu gostei.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s