Festival Primavera do Cine

home_ilusO Festival Primavera do Cine, em Vigo, é novo para mim. Foi neste ano que descobri por acaso que este evento existia. E foi o melhor ano para dar com ele. De 3 a 7 junho o festival abre-se nesta quarta edição aos países de língua portuguesa. O objetivo: procurar o crescimento da indústria audiovisual galega com a colaboração do setor lusófono. É tempo de sinergias e o Instituto Camões também colabora.

Os filmes e curtas lusófonas não concorrem no concurso, mas enriquecem o programa, que é vastíssimo: debates, colóquios, exposições, atividades para crianças, apresentação de videoclipes, concertos, cinema mudo com música ao vivo…

Acompanhando esta festa do cinema há dois concertos lusopatas: Samba a dois + Um, tocam esta sexta-feira na sala La Galeria Jazz, às 23h30 e Bloquinho Aperta atua na Praça do Rei no sábado, pelas 23h30 também. Ritmos afro-brasileiros que vão dar barraca.

As curta-metragens lusófonas são nove e as longa-metragens quatro. Todos os trabalhos são de temática muito variada e entre os países que pude enxergar no programa estão Portugal e Brasil. Ainda vão a tempo de verem coisas boas no Auditório do Concelho e no MARCO, vejam o programa.

Os filmes que lá passam não os conheço, mas já ouvi falar de alguma das curtas. Como aquilo dura poucos minutos, é como cinema em “petiscos”, eu adoro curtas. Se não gostares nunca é muito tempo de padecer, se gostares porque é bom, o bom se breve, duas vezes bom. Aconselho: Pena Fria, Sophia, E O Amor Se Foi Tornando Cada Dia Mais Distante, Gotas de Fumaça e…sobretudo…Água. Todos estes trabalhos levaram prémios, mas este último foi o mais aclamado no Fantasporto.

Mil primaveras mais para o cinema!

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s