A jigsaw em Compostela

Acontece. É muito especial esbarrar com um cartaz na cidade que anuncia a presença dessa banda de culto que vimos acompanhando há alguns anos. Chama-se serendipidade, pensei nisso e isso foi mesmo o que aconteceu.

A Jigsaw é uma das mais prometedoras bandas da nova música portuguesa. Folk, blues e muitos (mesmo muitos) instrumentos fazem do som desta banda uma proposta musical muito caraterística. Como já tínhamos dito antes, infelizmente na Galiza a programação cultural passa pelo filtro de Madrid e é muito complicado que a banda de Coimbra ultrapasse aquele teto invisível. 147203615__275x250

Drunken Sailors and Happy Pirates falava da perda da inocência, da construção da identidade… os A Jigsaw apresentam agora o seu novo disco No True Magic, focado no tema da imortalidade ou a suspensão momentânea da incredulidade. Quando eu estudei na faculdade, em Filologia chamávamos isto de “pacto ficcional”. É a teoria do poeta e filósofo inglês Samuel Taylor Coleridge em 1817: na abordagem a uma obra literária, o leitor pode suspender o julgamento da implausibilidade da narrativa, de modo a melhor desfrutar dela. Um desafio semelhante é proposto aos espectadores de um número de ilusionismo, convidados a aceitar a magia como explicação para os truques que acontecem diante dos seus olhos.

É a possibilidade de acreditarmos em milagres – e, em particular, no milagre maior da imortalidade – que nos alivia do peso de sabermos que esta não existe. Abordando a questão nesta perspetiva, No True Magic fala-nos, portanto, dos termos em que aceitamos e convivemos com a nossa mortalidade.

Propostas sisudas que vêm de Coimbra.

Tocam em Compostela, às 21h, o dia 11 de junho na sede da SGAE, em Vista Alegre.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s