Falso amigo: estufa

No passado dia 31 fiz contas de cabeça sobre como tem sido o tempo nos últimos anos. Nesse dia recordo-me de esperar um autocarro em Taragonha (Rianjo) com frio, muito frio, chuva…mas nunca como neste ano, com tanto calor. Não há maneira de negar a mudança do clima.

efeitoestufa2O efeito de estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, parte do calor é irradiado para a superfície, não sendo libertado para o espaço.

O efeito de estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida. É uma solução que o planeta oferece a uma ferida que nós fazemos. estufa

Eu sou de terra de estufas, em Padrón há quilómetros de plástico. A estufa é uma estrutura capaz de produzir o microclima ideal para o cultivo de plantas. Ela pode ser usada para o plantio e também para o armazenamento e a manutenção vegetal. Esse microclima faz com que os nossos pimentos possam ser produzidos mais meses. Estas condições (entre outras) também influenciam o sabor deles e assim, uns picam e outros não, como diz o ditado.

Deixo-vos cá um WikiHow sobre como construir uma estufa e também um vídeo que explica como fazê-lo de uma maneira muito ambientalista: aproveitando garrafas de PET.

E numa opção mais turística, a estufa que aconselho para visitarem é a Estufa fria de Lisboa, um jardim em estufa situado no Parque Eduardo VII, entre a Alameda Engenheiro Edgar Cardoso e a Alameda Cardeal Cerejeira. O seu nome provém de ter sido pensada como uma zona de abrigo de plantas diversas e de não ser usado um sistema de aquecimento (na zona fria). Azáleas, cameleiras, mangueiras…um acervo de plantas que é uma maravilha da botânica. Consultem horários e preços.

Com esta mudança do clima tenho imensa vontade de ligar o aquecimento, mas acho que toca esperar…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s