Movimento Dos Trabalhadores Rurais Sem Terra chega a Mondonhedo

mst_bandeira_grandeDe reformas agrárias conhecemos muito na Galiza. Por melhor dizer, somos peritos nisso. Talvez por esta questão vivencial, sejamos capazes de nos colocar no lugar de quem quem é trabalhador e não é proprietário da terra que trabalha.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nasce há 29 anos, em Cascavel (Brasil), quando centenas de trabalhadores rurais decidiram fundar um movimento social camponês, autónomo, que lutasse pela terra, pela Reforma Agrária e pelas transformações sociais necessárias para o seu país. Eram poceiros, atingidos por barragens, migrantes, meeiros, parceiros, pequenos agricultores… Trabalhadores rurais sem terras, que estavam desprovidos do seu direito de produzir alimentos. Expulsos por um projeto autoritário para o campo brasileiro, capitaneado pela ditadura militar, que então cerceava direitos e liberdades de toda a sociedade. Um projeto que anunciava a “modernização” do campo quando, na verdade, estimulava o uso massivo de agrotóxicos e a mecanização, baseados em fartos (e exclusivos ao latifúndio) créditos rurais; ao mesmo tempo em que ampliavam o controle da agricultura nas mãos de grandes conglomerados agroindustriais.

Do país do latifúndio ao país do minifúndio, a Galiza recebe o MST para debater a situação do mundo rural. O Comité galego de aopio ao MST organiza em Mondonhedo de 24 a 26 de outubro o X Encontro Europeu de Comités de Apoio ao MST. Temas como o futuro da agricultura, a soberania alimentar, os feminismos no rural…serão o foco das palestras.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s