Celina da Piedade

10659385_821264331271782_4215724443656072388_nAquelas pessoas que leem este blogue (ainda nem acredito que tenha leitores/as) sabem que há pouco fiz um artigo onde explicava o que era isso da Arca da Noe. Pronto, a Arca já sarpou, mas tem rumos novos cada mês.

Celina da Piedade estará em digressão em vários pontos da Galiza: Vigo, Compostela, Ribadeu…mas vamos pôr em destaque o concerto dela em Vilar de Santos, na Arca da Noe, por ser ele no rural e não numa cidade e toda a conquista cultural que isso significa.

Reconheço que sempre me senti um bocado atraída pelo som do acordeão. É um piano? é um fole? é engraçado. Para uma pé de chumbo, como eu sou, a ideia de coordenar dos dois braços é sempre um repto. Falo-vos de acordeão, porque a Celina da Piedade e este instrumento vivem em harmonia e numa fusão constante.

Ela leva a música de acordeão a toda a parte, até aos mais diferentes contextos. Transforma a música mais tradicional em melodias modernas e universais. Estudiosa da música tradicional alentejana, é uma acordeonista que conta com reconhecimento europeu. Como garantia de sucesso, podemos dizer que ela tem tocado na festa do Avante e no festival Andanças, colaborou com Rodrigo Leão e foi membro fundador de Uxu Kalhus.

Para além de concertos, a Celina dedica-se ao estudo e ensino da música tradicional. Está disponível para lecionar oficinas de canto tradicional, cante alentejano e danças.

Agora vamos deixar que a música fale. Ela conta histórias bem melhor do que eu…

Sábado, 25 de outubro, às 21h30 na Arca da Noe.

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s