Viagem ao Brasil tradicional

1529738_804555252942690_4690458426029319777_o

Conhecer uma realidade é afastar-nos dos seus lugares comuns. O Brasil é um desses países que têm a mochila carregada deles. Sobram estereótipos nas cabeças das pessoas. Ao ouvirmos a palavra “Brasil” logo vêm às nossas mentes imagens de praias, futebol e tangas. Hoje temos uma cura.

Este curso que hoje anuncio nasce a partir da união de várias forças: primeiro a da CentralFolque e o seu amor pela música, depois a da vontade da investigadora brasileira Lia Marchi por mostrar uma visão diferente do país dela e, em último lugar, a da incombustível Noemi V. Nogueiras, alma mater de A Arca da Noe, um novo local de intervenção cultural em Vilar de Santos (Ourense).

Parte das notícias que neste espaço dou, são graças à Noemi. Ela leva anos no associativismo, no reintegracionismo e na programação cultural de muitas noites ourensanas. Agradeço que existam pessoas assim, que nutram as nossas vidas de conteúdos interessantes. Agora ela tem este novo projeto e ainda lhe devo uma visita. Uma taberna-cultural no rural, uma proposta empresarial levada por uma mulher e com temas como o que nos propõe para esta sexta-feira. Bem haja para a Arca da Noe! que venham muitos dilúvios culturais!

Uma das travessias que a Arca fará é este curso, uma viagem ao Brasil tradicional a partir das festas populares, bailes, cantos e danças para descobrir um país pouco conhecido.
A pesquisadora e cineasta brasileira Lia Marchi, regista há 17 anos a cultura popular brasileira e sua rica música de tradição. A partir de filmes realizados por ela, fotos, áudios e excertos dos seus livros, visitamos a diversidade da cultura brasileira em diferentes expressões.

Passando pelas festas, instrumentos, músicas e costumes de diferentes regiões, o curso é uma ponte para descobrir um Brasil pouco visitado, para conhecer melhor a realidade das comunidades tradicionais e dialogar sobre os desafios contemporâneos da tradição.

Esta sexta-feira às 21h em Vilar de Santos!

2 thoughts on “Viagem ao Brasil tradicional

  1. Ben interesante a proposta! Eu xa pensei nunha viaxe de verdade……

    El Martes 23 de septiembre de 2014 14:29, Lusopatia escribió:

    WordPress.com carmesaborido posted: ” Conhecer uma realidade é afastar-nos dos seus lugares comuns. O Brasil é um desses países que têm a mochila carregada deles. Sobram estereótipos nas cabeças das pessoas. Ao ouvirmos a palavra “Brasil” logo vêm às nossas mentes imagens de praias, futeb”

  2. Pingback: Ritmos lusófonos na Ciranda | Lusopatia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s