Falso amigo: oficina

oficina de carrosEste verão fui de férias a Lisboa com Blablacar. Para quem não souber, Blablacar é a maior plataforma de boleias da net. Uma pessoa que tem um carro e vai fazer uma viagem sozinha publica essa viagem na página. Outra pessoa que necessita ir a esse mesmo destino adere e viajam juntas partilhando despesas, músicas e conversas. Ótimo, pois não? decrescimento e novas amizades.

Eu fui numa viagem partilhada Vigo-Lisboa na ida. Viajei com um rapaz madrileno e ao fecharmos a mala do carro, não conseguíamos. O fecho estava estragado.

Na viagem gravei um ficheiro de áudio no telemóvel do rapaz a explicar o problema. Assim o madrileno-motorista só tinha que dar a reproduzir e o mecânico ia saber do problema. Achei engraçado o assunto esse da palavra “oficina”, porque para ele era uma confusão muito grande, estava a pensar em talher, claro. E daí a ideia de fazer este artigo.

Oficina é o local de uma atividade laboral, principalmente manual ou artesanal, tal como a que desenvolve um eletricista ou mecânico. E tem muita lógica, se pensarem bem, a palavra  “ofício” é da mesma família léxica. Usamos esta palavra em português para designar um lugar de trabalhos técnicos ou manuais, como mecânica, eletricidade, carpintaria e outros.

Quando o nosso carro estiver com problemas, levá-lo-emos à oficina para um conserto.

Figuradamente, refere ao lugar onde se verificam grandes transformações; um local ou sessões de encontros (meeting) entre profissionais e/ou estudantes para solução de problemas comuns: oficina de literatura; oficina de música; etc.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s