Escrever: escolher, eleger

Vamos agora com uma das minhas batalhas particulares: as escolhas.

Pessoas indecisas…como lidar com elas? quando se convive com uma pessoa indecisa, provavelmente colherá os frutos desta vida imprecisa, ou seja, vai ter que conviver com alguém que vive constantemente mudando de ideia e faltando com a sua palavra. Como de chato é isso de agora sim, agora não, talvez, sei lá…

escolha1

Coloquei esta questão logo no início para falarmos de dois verbos que nem sempre são fáceis de usar, sobretudo porque muitas vezes pensamos que são sinónimos totais e não. Uma vez que soubermos cada caso, o uso é bem simples.

  • Uma “escolha” é uma seleção de alguma coisa entre um conjunto de coisas. Isto vem do verbo “escolher“. Por exemplo: para escrever, eu escolho sempre a caneta azul; Havia montes de sapatos, mas eu escolhi os oxford.

Gostam de escolher e tomar decisões? atrevam-se com o quizz de Venha o Diabo e Escolha. As perguntas são fáceis, mas as respostas são sempre uma escolha bem difícil.

  • Derivado do verbo “eleger” é o substantivo “eleição”. Quando elegemos fazemos isso por meio de uma votação: hoje elegeram o representante da junta da freguesia.

principal_eleicoes_1

 

Então, como é que é? Sim ou Não?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s