Paula Rego no MAC

índiceEste sábado fui ver a exposição de quadros da Paula Rego no Mac, antigo Macuf, na Corunha.

A verdade é que sempre gostei muito de visitar a cidade e mais hora ou menos hora sempre invento qualquer coisa para ir, desta vez foi uma visita para arregalar os olhos. Fui de comboio da minha casa à Corunha e não foi difícil encontrar o Mac (nunca tinha ido antes), foi tão simples como sair do comboio e ir pela Avenida de Arteixo. Recebeu-me uma empregada com cara de “o que é que tu queres?”, surpreendida de ver alguém. Eram férias e o museu devia ter cerca de 6 visitantes (eu incluída).

Dentro do Mac pude ver várias peças artísticas, entre elas obras de bolseiros que gostei muito. Confesso que gostei mais das dos bolseiros do que das da Paula Rego, se calhar por não ser formada em artes e só ter como guia as sensações que cada peça me transmite. Mas antes de falar-vos da temática da Paula Rego, explico-vos um bocado a biografia dela e por quê é importante ir visitar a coleção.

Paula Rego (1935) é uma pintora lisboeta que vive em Londres. Começou a viver em Londres por causa de ter sido enormemente crítica com a ditadura de Salazar, até perdeu a nacionalidade portuguesa. Hoje é a artista plástica mais internacional que o país luso tem, tem exposto na Gulbenkian, na  Tate, na Serralves…e agora no Mac. O imaginário estético desta artista é muito importante porque engrossa o universo feminista e visibiliza a mulher e os seus problemas: ablação, estupros, abortos, madrastas, violência machista… fazem parte da inquietante temática da artista, que não deixa ninguém indiferente. Eu já vi muita coisa, meus e minhas senhoras, e posso dizer que aquilo foi um volte-face para mim. Diferenciei duas temáticas, por uma parte esta de que vos falei, e por outra, um universo de contos infantis: coelhos, dragões, vermes…mas sempre com um toque sinistro e de desassossego. É por isso que a coleção é intitulada Fábulas reais.

A obra de Paula Rego é muito importante porque denuncia certas práticas machistas perpetuadas no tempo, a artista é uma pessoa combativa que cria imagens onde as mulheres reivindicam o seu direito a decidirem, que nunca está a mais nestes tempos.

Paula-Rego-Oratorio-1024x928

Paula Rego. Oratório

 

One thought on “Paula Rego no MAC

Deixe uma Resposta

