Maria de Medeiros em Compostela

15491_1_crop.pngMaria de Medeiros é uma das atrizes que marcaram a minha adolescência. Pulp Fiction foi desses filmes inesquecíveis para mim: drogas, histórias fragmentadas, palavrões…e Maria de Medeiros. Gostei muito do papel dela na fita e anos depois soube que esta musa de Tarantino era portuguesa.

A Maria de Medeiros chega da França com um disco intitulado A Little more blue,  o último trabalho musical da multifacetada atriz. Tem canções de resistência contra a ditadura militar brasileira. As letras são temas do Chico Buarque, Gilberto Gil e Caetano Veloso, com isto consegue fazer uma homenagem aos grandes criadores da bossa-nova. Ela própria define o álbum como: “Uma homenagem azul matizada pela distância que nos separa dos anos revolucionários, manchado pela saudade da minha cultura lusa, pela minha percepção de intérprete de língua portuguesa que se situa necessariamente numa perspetiva diferente, diferente também talvez porque eu própria sou uma expatriada”

Este concerto completa a programação do festival de cinema Cineuropa, de facto, a atriz é uma das premiadas nesta edição. Se tiverem uma tarde de folga e quiserem conhecer o trabalho dela como realizadora, recomendo o visionado do filme Capitães de Abril, sobre a Revolução dos cravos.

Segunda, no teatro Principal, pelas 20h30 podem ver a Maria de Medeiros cantar ao vivo. Deixo aqui a versão que ela faz da música do Chico Buarque “O que será”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s