Falso amigo: latir, latido

O cão (Canis lupus familiaris), no Brasil também chamado de cachorro, é um mamífero canídeo e talvez o mais antigo animal domesticado pelo ser humano.

latidoAo longo dos séculos, através da domesticação, o ser humano realizou uma seleção artificial dos cães pelas suas aptidões, características físicas ou tipos de comportamentos. O resultado foi uma grande diversidade de raças caninas. As designações vira-lata (no Brasil), e  rafeiro (em Portugal)  são dadas aos cães sem raça definida ou mestiços descendentes.

Cada animal comunica-se à sua maneira: o cão late, o gato mia, o pássaro pia, a vaca muge e assim por diante. Tal como ocorre com as pessoas, uns cães tendem a latir menos que outros. Cada raça de cão tem a sua frequência ‘latedora.

Educar o cão para não ser barulhento demais e não incomodar vizinhos é mais um dos aspectos da posse responsável. Treinar o cão para não latir demais sem motivo exige algum tempo, dedicação, paciência e atenção a cada caso. É por isso que eu não tenho animais de estimação: comprar a ração, passear com eles, apanhar o seu cocô…uma trabalheira para uma pessoa tão preguiçosa como eu.

Eu sou mais de gatos. De facto, gostava de ser um.

Muitas vezes, o cão late porque deseja chamar atenção para alguma mudança ou problema: ou a ração acabou, ou faz tempo que ele não passeia e brinca ou simplesmente ele sente-se sozinho. Como se diz, ele percebeu está numa situação em que levará mais vantagem latindo que ficando quieto.

Vou deixar aqui umas dicas para o cão latir menos.

Estes cães não latem nunca!

Note bem: o cão late em Portugal: ão, ão, ão. No Brasil: au, au, au.

E então? se os cães latem…o que é que faz o coração? o meu palpita, lateja forte  cada vez que este blogue recebe uma visita  🙂

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s