Escrever: porque, porquê, por que, por quê

De onde viemos O que somos Para onde vamos - Paul Gauguin - 1897O que somos? de onde viemos? para onde vamos? Todas estas questões estão presentes em todas as culturas. É o fardo que nós temos.

O Paul Gaugin soube com o seu pincel retratar estas perguntas. Uma tela de 4 metros, pintada em apenas um mês. Da direita para esquerda é possível notar uma evolução da vida humana. Começando com uma criança no canto, um adulto ao meio em contacto com o conhecimento e no outro extremo uma velha anciã.

Este quadro, é o quadro dos porquês da vida.

Ortograficamente, o tema dos porquês em português traz muitas vezes dúvidas aos meus alunos e alunas. Agora que estão com datas de exames, coloco este post para resolver algumas questões que ficam pendentes e também desejar-lhes muita sorte. Vamos ver o uso dos porquês:

  • porquê: é um substantivo, por isso somente poderá ser utilizado, quando for precedido de artigo (o, os), pronome adjetivo (meu(s), este(s), esse(s), aquele(s), quantos(s)…) ou numeral (um, dois, três, quatro). Ex: Não consigo entender o porquê da sua ausência.
  • por quê: vai sempre no final de uma pergunta. Sempre que a palavra que estiver em final de frase, deverá receber acento, não importando qual seja o elemento que surja antes dela. Ex: Estudei bastante ontem à noite. Sabe por quê?
  • por que: usa-se por que, quando houver a junção da preposição por com o pronome interrogativo que ou com o pronome relativo que. Para facilitar, dizemos que se pode substituí- lo por por qual razão, pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, por qual. Ex: Estes são os direitos por que estamos a lutar.
  • porque: É uma conjunção subordinativa causal ou conjunção subordinativa final ou conjunção coordenativa explicativa, portanto estará ligando duas orações, indicando causa, explicação ou finalidade. Para facilitar, dizemos que se pode substituí-lo por já que, pois ou a fim de que. É usado em frases afirmativas ou respostas. Ex: Vou ao supermercado porque não temos mais frutas

porquc3aasAgora já sabem quando se escrevem estas palavrinhas. Vou deixar esta ligação dos Xutos e Pontapés, sem mais motivo. Só porque eu sei, porque eu quero.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s