Futuro

imagesÉ tão inquietante a vida. Muda tanto, tantas vezes.

Predizer coisas distantes no tempo e no espaço, as nossas incógnitas. A adivinhação busca determinar o significado ou as causas ocultas dos acontecimentos, predizendo às vezes o futuro, por meio de práticas variadas de consulta aos oráculos.

Nas religiões afro-brasileiras, como o candomblé, o jogo de búzios é um exemplo de artes divinatórias. 16 búzios são arremessados sobre uma mesa. O adivinho, antes reza e saúda todos os Orixás e durante os arremessos, conversa com as divindades e faz-lhes perguntas. Considera-se que as divindades determinam o modo como os búzios se espalham pela mesa para dar as respostas.

No cinema, muitos filmes refletiram esta inquietação. Regresso ao futuro ou o Efeito Borboleta falam de como cada ação que fazemos pode alterar drasticamente o nosso futuro. Pronto, não sei se acredito no destino e essas coisas, mas neste momento da minha vida gostava de me ver por um buraco e saber como estarei dentro de uns meses. A adivinhação é isso, prevenir-se para o pior. Mas se o destino é assim e não pode ser alterado…para que queremos sabê-lo?

Não poderei resolver neste post estas questões, só posso ajudar a verbalizar o futuro. Podemos exprimir ideia de futuro por várias vias, vou explicar algumas:

-verbo IR + Infinitivo: é a forma mais comum de exprimir futuro. Vou fazer um curso de português. Na nossa vida diária (reparem bem), poucas vezes conjugamos verbos no futuro. Usamos muito esta construção.

-verbo HAVER + de+ Infinitivo: havemos de ir a Viana.

-com o verbo conjugado no Futuro de Indicativo: deixo aqui uma tabela em PDF com os verbos mais frequentes. Conjugamos verbos no futuro para exprimir hipóteses.os verbos- futuro de indicativo.

Só sei uma coisa: a melhor maneira de predizer o futuro é criá-lo. Então, vamos fazer o que ainda não foi feito!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s