Moçambique em Compostela

Esta semana chega um pedaço de Moçambique a Compostela. Gosto imenso de dar estas notícias, porque adoro dar uma imagem ampla, descentralizada e multicultural das coisas. Aliás, tenho um fraquinho por este país, que por voz da minha irmã parece que conheço um bocado: licor de amarula, machibombos, ventoinhas e músicas que podem durar oito minutos.

Gervásio Chambo e Félix Tembe, membros da associação Bantu Mosambiki, estarão na EOI de Compostela e na Gentalha do Pichel. Irão falar da situação cultural de Moçambique e das línguas bantas que lá são faladas. Em Moçambique foram identificadas diversas línguas nacionais, todas da grande família de línguas bantu, sendo as principais (de sul para norte): XiTsonga, XiChope, BiTonga, XiSena, XiShona, ciNyungwe, eChuwabo, eMacua, eKoti, eLomwe, ciNyanja, ciYao, XiMaconde e kiMwani.

O Departamento de Português da EOI organiza nesta semana duas palestras em horários diferentes, para facilitar a nossa presença:

15 de novembro (5ª-feira) 20h na Sala de Atos
16 de novembro (6ª-feira) 9:45h na Sala de Atos

Por sua vez, na Gentalha do Pichel, na sexta-feira, pelas 20h30, haverá uma palestra, um concerto de Narf (que tocará músias em línguas de Moçambique) e ainda culinária típica. É só curtir!

Só resta dizer “kanimambo” à Gentalha e Departamento de Português da EOI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s