17 anos de OUFF

festiva cinema ourense

O festival de cinema independente de Ourense faz este ano o décimo sétimo da sua vida, já lá vão alguns anos com mais sobras que luzes, está agora o certame num impasse no que não se sabe bem aonde é que vai, se é que vai para algum lado. De qualquer forma, continua a ser o maior e mais importante festival de cinema do país, mas não sei se isto é uma boa notícia, e se o país precisa de um festival.

Temos este ano uma boa representação de longa-metragens da lusofonia, em anos anteriores a presença estava focada nas curtas, assim que vamos aliar o útil ao agradável, cá vos deixo algumas dicas:

O dia 9 às 20:30  e o dia 10 às 18:00 e 23:00 nos cinemas Cinebox (Sala 3), vai passar o filme brasileiro “A Cadeira do pai”, conta a já recorrente temática de um pai que lida mas não consegue conhecer bem os filhos, o tópico volta em força neste filme. Escrito e filmado num estilo road movie pelo estreante Luciano Moura, “A Cadeira do pai” é um filme contagiante em descobertas para todas as suas personagens.

O mais cotado filme lusófono a aparecer no OUFF é o também brasileiro “Histórias que só existem quando lembradas”, da também estreante Júlia Murat, que mostra mão de cineasta nessa boa estreia, ao criar um ambiente fantasmagórico para a estada de Rita, a fotógrafa da cidade grande que entra em contacto com os habitantes de um vilarejo. O filme acontece em Jotumba, vilarejo onde ninguém morre há muito tempo. Muito do que se sente é visto, e não passa pelo registo mais óbvio da palavra. Isso quer dizer que existe bastante sugestão e menos reiteração na maneira como tudo é construído no imaginário do espectador. Vejam o filme o dia 6 às 20:30, o 7 às 18:00 ou o 8 às 23:00. Na sala 3 dos Cinebox.

Há mais filmes brasileiros, como a curta “Moby Dick”, mas para já, chega, que já foi muito.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s