Escrever: quanto a, enquanto, entretanto

Falar pelo telemóvel enquanto escrevemos um e-mail. Rotinas diárias, pois não?

O ser humano é obrigado a fazer duas ou mais coisas ao mesmo tempo, e com eficiência em todas, se possível. É real essa eficiência em atividades simultâneas?

Quando tentamos executar várias atividades ao mesmo tempo, acabamos por não fazer nada perfeitamente e, a longo prazo, por precisarmos estar alertas sempre com muitos acontecimentos, perdemos a capacidade de nos focar. De facto, uma das principais caraterísticas cerebrais aproveitadas pelos ilusionistas é incapacidade do ser humano de prestar atenção em duas coisas simultâneas. É assim que nos distraem e fazem ilusões.

O cérebro não foi projetado para atentar para duas ou três coisas simultâneas. Ele é configurado para reagir a uma coisa de cada vez. Por isso é que é punido falar pelo telemóvel enquanto conduzimos.

O poder das “multitarefas” é um mito, é um impossível para o ser humano, por isso é que existem deusas com muitos braços como Lakhsmi.

Agora que falamos em simultaneidade, encontro nos textos dos meus alunos e alunas uma confusão muito frequente. Se quisermos exprimir simultaneidade, linguisticamente temos vários mecanismos.

  • Entretanto significa “nesse intervalo de tempo”. É uma palavra muito comum na banda desenhada. Quando o plano do quadrinho está partido para contar duas ações em espaços diferentes. Por exemplo, o Batman está em Nova Iorque, mas o escritor quer fazer quer o que está a acontecer em Gotham City: Entretanto em Gotham City…
  • Enquanto: indica simultaneidade de duas ações, por exemplo: enquanto faço as unhas, canto bossa-nova. Quer dizer “no mesmo tempo que”.

Enquanto + Futuro de Conjuntivo é uma outra construção com outro significado diferente: enquanto souber qualquer coisa do acidente, digo-te. Isto é sinónimo de “assim que”: assim que souber qualquer coisa do acidente, ligo-te.

Por enquanto: é também uma locução adverbial. Na frase: não te vou deixar, por enquanto. Aqui podemos ver que significa “por ora”.

  • Quanto a: não indica simultaneidade, mas como é quase homófono com “enquanto”, cria confusões. Este é um organizador textual, uma maneira de introduzirmos um novo tema. Não tem nada a ver com os anteriores casos: Quanto à nomenclatura dos metais e não metais, acho muito difícil a sua memorização/ Quanto aos procedimentos de seleção na empresa, direi que alguns deles eram ridículos.

Deixo vocês, por enquanto, com esta música dos Legião Urbana, também intitulada Por Enquanto.

Anúncios

One thought on “Escrever: quanto a, enquanto, entretanto

  1. Pingback: Escrever: quanto a, enquanto, entretanto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s