Como se pronuncia o X

Recuperamos hoje a matéria da fonética. Já tínhamos falado em ortografia do X, agora vamos ver a pronúncia.

Como norma geral podemos dizer que CH e X coincidem na pronúncia. O X representa na maior parte dos casos o som da consoante fricativa pós-alveolar /ʃ/, que para não filologizar muito este blogue, diremos que é o som que aparece em: caixa, xícara, xadrez, bruxa, peixe…

Ora bem, a parte mais complicada é a das exceções a esta regra geral, que infelizmente não podemos sistematizar. Aliás, as variedades linguísticas Brasil/Portugal resolvem isto de maneiras diferentes.

Para facilitar, vou colocar as palavras de uso mais comum:

  • é pronunciado como /s/ (esse surdo): em palavras como “próximo”, “trouxe”, “trouxeste”, “trouxemos”, “trouxeram” (Perfeito do verbo Trazer), “máximo”…
  • é pronunciado como /z/ (esse sonoro): em palavras como “exemplo”, “exame”, “exemplar”, “exército”, “exercício”. Normalmente pronunciamos um esse sonoro se o início da palavra houver um ex- e a seguir uma vogal.
  • é pronunciado como /eis/ em palavras que começam pelo prefixo ex- (+ consoante) ou extra-: exnamorado, extraordinário, expectativa, expulso…Mas também pronunciamos /eis/ em palavras como “texto” e “sexta-feira”.
  • é pronunciado como /ks/ em palavras muito cultas ou estrangeiras: táxi, prefixo, complexo, nexo, laxismo, sexo, léxico, afixar, fixo…

Mais informações nesta ligação e no vídeo.

EXperimentem em casa!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s