Bonecas de papel

A cena vintage está a dar, está mesmo na moda! Tenho muito boas recordações de todos os meus brinquedos e é engraçado ver como hoje são um produto fashion.
Queria fazer uma pequena homenagem neste artigo à boneca mais económica do mundo.
Uma tarde de chuva, uma viagem de carro, uma constipação…As bonecas de papel sempre estavam comigo. Tão queridas, tão fofas…Eram tempos em que para brincar só precisávamos de duas coisas: imaginação e tesouras.
As bonecas de papel existem desde que existe o papel, mas a era de ouro destas bonecas ocorreu entre as décadas 1930 e 1950, quando a sua popularidade atingiu índices nunca superados. Mesmo durante a Segunda Guerra Mundial elas continuaram a ser fabricadas, apesar da escassez de papel.
Alguns estudiosos atribuem a causa do declínio na popularidade deste brinquedo ao surgimento da Barbie, contudo na década de 1990, a Barbie era uma das bonecas de papel mais populares entre crianças e colecionadores.
Há pouco, as minhas saudades fizeram com que introduzisse este elemento lúdico numa das minhas aulas. Estas bonequinhas são ideais para criar uma situação comunicativa para aprendermos os nomes das peças de roupa. E agora são fáceis de encontrar na net! O blogue Bonecasdepapel é um bom exemplo.
Se quiserem rever os nomes das roupas, podem fazê-lo com este ficheiro que fiz há uns meses. Neste PDF podem ver o léxico em português europeu: peças de roupa.

Como sabem, existem algumas diferenças de vocabulário entre Brasil e Portugal. No que diz respeito às peças de roupa, dá mesmo nas vistas. Nesta página podem ver uma lista em português do Brasil. Depois podem fazer um pequeno teste. Curtam!
São criativos? Vamos ver como esta estudante de moda customiza umas t-shirts. Costura, coloca fechos eclair, corta golas…e cria moda.

Nestes dias de férias (quem tiver), se vocês fizerem uma viagem, consultem esta lista de roupas para fazer uma boa mala. Evitarão esquecer essas coisitas necessárias!

4 thoughts on “Bonecas de papel

  1. Vim procurar as tais bonequinhas para a minha filha de 5 anos, que adora tudo o que sejam tesouras, papéis… lembrei-me disto, porque faz parte do meu imaginário infantil. Na verdade, foram muitas as horas que passei a fazer as minhas próprias bonecas e a criar roupas originais para elas. Adorava! Bem haja a quem nos faculta o acesso agora a uma diversidade de materiais destes. Continuaram sempre a fazer as delícias de muitas meninas, pequenas e grandes…

Deixe uma Resposta

