Teatro de marionetas do Porto em Ribadávia

Com um formato de peça entre manifesto e teatro chega a Ribadávia esta segunda-feira o Teatro de Marionetas do Porto.

Nos últimos tempos, infelizmente, tem-se identificado (erroneamente) teatro de marionetas com teatro para público infantil. A banda desenhada e o cinema de animação conseguiram já superar estes preconceitos. É a vez das marionetas!

Há quem lembre cá um teatro de marionetas tradicional, o mais famoso, se calhar, foi o espetáculo de Barrigaverde que percorria a Galiza e Portugal. Este show itinerante não estava infantilizado nem entendia da obrigada correção política atual.

Gosto de saber que o Teatro de Marionetas do Porto, numa primeira fase, centrou a sua atividade na criação de espetáculos que resultassem da pesquisa do património popular. E daí nasceu um estudo da velha tradição portuguesa do teatro dom Roberto, muito ligada, já agora, com o nosso Barrigaverde.

A prática teatral da companhia, atualmente, revela uma visão não convencional da marioneta: ela é poética e evocativa. A companhia encontra novas formas de conceição das marionetas que partilham espaço com outras áreas de expressão. Assim, na peça Feedback veremos em Ribadávia uma proposta de teatro de rua em que três marionetas e três atores se apoderam do pequeno palco numa breve performance de textos, músicas, intervenção e energia.

Não temos vídeo da obra, mas para vocês ficarem com uma ideia de como o pessoal encena, podem ver este vídeo da Cinderela.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s