Sê plural como o universo

O escritor Fernando Pessoa escreveu esta frase há tempo. O pai da heteronímia pode ser um bom representante da pluralidade, mas para sermos plurais como o universo precisamos de muita filosofia zen e saber como é que o número gramatical se forma.

Vamos dar uma série de regras para recordar como podemos fazer o plural das palavras.
A teoria geral é a mesma que em todas as línguas romances ocidentais: a nossa técnica para formar plural é acrescentar um -s. A partir de agora o que vamos dar, por melhor dizer, são exceções a esta regra.

1. Todas as palavras acabadas em vogal acrescentam um -s: casa (sg)/ casaS (pl); árvore (sg)/ árvoreS (pl). Uma exceção a esta regra é o ditongo -ÃO, que se comporta de duas maneiras:
1.1. Existe um bloco de palavras que se comporta como MÃO (sg)> MÃOS (pl)
1.2. e outro que faz o plural como CORAÇÃO (sg)> CORAÇÕES (pl). Confira aqui para ficar a saber. Podem fazer uns testes só com esta terminação nesta página.

2. Nos substantivos acabados em -M, esta letra final desaparece e acrescentamos -NS: som (sg)/ soNS (pl); homem (sg)/ homeNS (pl)

3. Nas palavras acabadas em -L esta letra desaparece sempre. Para formar plural temos de acrescentar -IS: possível (sg)/ possíveIS (pl); azul (sg)/ azuIS (pl)

4. As palavras que acabarem em consoantes diferentes de -M e -L, acrescentam -ES: país (sg)/ paísES (pl); cruz (sg)/ cruzES (pl). Verifiquem se dão pontapés na gramática com este exercício.

Não sei se a sua vida é agora mais complicada. Se estas todas regras foram fáceis, veja o vídeo do Professor Fábio Alves sobre os plurais metafónicos. Comece a entrar em pânico!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s