As nossas letras II: Ç

Um dos dias do ano mais especiais no calendário galego é o Dia das Letras Galegas. Não é uma festa religiosa, nem gastronómica, nem fazemos rituais de fertilidade: comemoramos o nascimento de um livro e a existência de uma língua. Fixe, pois não?
Cada ano é dedicado a uma pessoa, um escritor/a galego/a que tenha morrido há mais de dez anos. Se eu seguisse a tradição, deveria começar agora a falar de Paz Andrade, mas não vou fazer isso, desculpem lá. No Dia das Letras Galegas vou ser, se me permitirem, mais literal, vou falar de uma letra galega.
Se ela fosse um super-herói, seria evidentemente o meu adorado Clark Kent: jornalista e Super-homem. O super-poder desta letra é, como no Super-homem, a sua duplicidade. O Ç cedilhado não deixa de ser um C, são duas caras da mesma moeda.

A cedilha é um pequeno z num C. A grafia atual teve origem na escrita gótica medieval ʒ, porque o alfabeto latino já não dava soluções para os sons novos das línguas romances.

Um dos super-poderes cedilha é o de resolver definitivamente o problema da pronúncia ambígua do C latino. De facto, se o Ç precede um A, um O ou um U é pronunciado [s], ao contrário do C, que é pronunciado [k], quando precede as mesmas vogais. Desta forma, o sinal respeita os vínculos com o passado (a presença da cedilha deixa clara a sua origem etimológica) e torna a escrita menos ambígua. Por outras palavras, a cedilha é utilizada na nossa língua, no catalão e no francês sob a letra C para gerar o som [s] antes de A, O e U.

vocêVamos ver duas normas muito importantes com o Ç:
-não existem palavras que comecem/acabem por Ç.
-como dissemos antes, Ç só pode ir com as vogais A, O, U: caça, poço, açúcar.
(-podem ver mais regras aqui.)

Coitadita letra Ç, por favor, nunca deixem computadores a um estudante Erasmo…

E para fãs da cedilha, uma proposta têxtil.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s