As nossas letras

Foi este um invento mágico e uma revolução. É impossível datar o nascimento do alfabeto. Muitos povos têm reivindicado a invenção deste sistema. Segundo Tácito, quem primeiro simbolizou as ideias foram os egípcios, utilizando figuras de animais.

O alfabeto usado para escrever o texto que estão a ler agora é o latino. É o sistema de escrita alfabética mais utilizado no mundo, e é também o mais utilizado para escrever a maioria das línguas da Europa ocidental e central e das áreas colonizadas por europeus. Ao longo dos séculos XIX e XX, tornou-se também o alfabeto adotado por várias outras línguas, em especial pelas línguas indígenas de zonas colonizadas por europeus.

A língua portuguesa usa 26 letras, que têm um nome masculino: o agá, o cê, o pê… Recentemente, com o Acordo Ortográfico, foram incorporadas estas três: K (o capa ou ca), Y (o ípsilon), W (o dâblio).

As letras nem sempre são solteiras e por vezes, fazem casamentos. Os pares melhor sucedidos no português são estes dígrafos: ch, lh, nh, qu…
Há quem pense que estamos a esquecer alguma coisa, mas não. O cê cedilhado é a mesma letra que o cê. Só colocamos cedilha com estas combinações ç+a, o, u. Por exemplo: Valença, bagaço, alcaçuz…

Para estudar o abecedário ou explicá-lo podem descarregar esta tabela visual: o alfabeto portugues
Testem os seus conhecimentos com o jogo do ABC do Dóki.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s