Pórtico do Paraíso

raquel alão

Para quem tiver o azar de não ser de Ourense, o Pórtico do Paraíso é um conjunto escultórico românico situado na entrada ocidental da Catedral de Ourense, que reproduz a estrutura da do compostelano Pórtico da Glória mas conservando mais hieratismo românico, apesar de ser posterior.

O nome do pórtico serve de mote para um festival de música internacional que desde 2008 traz a Ourense solistas e grupos de grande qualidade e que utiliza como cenários dos concertos locais menos habituais para receber estes eventos como a Sé, a igreja de Santa Maria Mãe, na de Santa Eufemia, no Liceu ou no Teatro Principal. Centrado na música sacra, acompanha ao festival uma série de eventos paralelos a não perder, como conferências e workshops.

O dia 6 de Março, terça-feira, na Igreja de Santa Eufemia do Centro, pelas 20:30 recebemos à soprano Raquel Alão e ao organista Daniel Oliveria. Raquel Alão estudou o curso de canto na Escola de Música do Conservatório Nacional e recebeu a nota de vinte valores em 2004.Ganhou o 3.º Prémio para Voz Feminina no Concurso Nacional de Canto Luísa Todi de 2007.Fez parte do Programa Jovens Intérpretes do Teatro Nacional de São Carlos, temporada de 2009/2010.Apresenta-se frequentemente em concerto, como solista, com diversos agrupamentos, orquestras e coros. Em Agosto de 2011 cantou a Rainha da Noite na ópera da Flauta Mágica de Mozart, no Seefestspiele Berlin.

Daniel Oliveira é licenciado em Musicologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.Estuda actualmente com João Vaz na Escola Superior de Música de Lisboa. Docente na Escola de Música de Torres Vedras, no agrupamento Visconde de Chanceleiros e no Atelier de Música Antiga de Alenquer. É actualmente organista titular do órgão histórico Bento Fontes da Igreja da Misericórdia em Torres Vedras e organista assistente na Basílica da Estrela em Lisboa. Apresenta-se frequentemente em concertos vários como solista ou em colaboração com vários agrupamentos e orquestras.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s