Como se pronuncia o V

V de vaidoso, voador, velha, vigoroso, vadio, veemente, voluntariosa, vulnerável…como se pronunciam estas palavras?

Para aprender este som podemos optar por métodos tradicionais, por exemplo, decorar um trava-línguas e repeti-lo em casa na privacidade do duche, assim evitamos olhares de curiosidade e ninguém faz troça de nós.
“O vândalo Vasco Valverde vai votar veementemente para a vitória”
“Os ovos que põem os corvos da avó e do avô são bons e grandalhões” (os dois trava-línguas estão no manual Portugalizar)

Para produzir o som do V temos de colocar os músculos da boca como para pronunciar um F, o ar tem de sair entre os dentes e o lábio inferior suavemente. Esta é uma consoante fricativa lábio-dental que também aparece noutras línguas como o inglês, o francês, o italiano…Se tiverem conhecimento destas línguas, isto será sempre uma ajuda.
Pronunciarmos bem é importante, porque existem palavras que se diferenciam por este traço fonológico. Um exemplo pode ser “bem”(contrário de mal)/ “vem”(verbo vir).

E neste artigo não podia faltar uma música para cantar, pois não? Deixo vocês com este clássico de Rua Sésamo com o nosso animal totémico. Com V de vaca.

One thought on “Como se pronuncia o V

  1. Pingback: A pronúncia das consoantes. B e v não se pronunciam igual em português | Lingua Galega e Literatura e Equipo de Normalización Lingüística do IES CACHEIRAS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s