Paris em Lisboa. Que chique!

Paris em Lisboa, o nosso título de hoje, é realmente o nome de uma conhecida loja de confeções do Chiado (Lisboa). A Galeria de Paris, no Porto, é uma das ruas mais chiques da cidade. Estes são bons exemplos para explicar o papel inspirador que a França jogou muitas vezes na moda, nas artes, na culinária…

Na língua não foi muito diferente, o português recebeu contributos léxicos de muitas outras línguas. A maioria das palavras da língua portuguesa tem origem latina, mas também grega, árabe, espanhola, italiana, francesa ou inglesa. Essas palavras são introduzidas por diversos motivos, sejam eles fatores históricos, socioculturais e políticos, modismos ou avanços tecnológicos. As palavras estrangeiras geralmente passam por um processo de aportuguesamento fonológico e gráfico, mas outras vezes também convivem sem se adaptar.

Lusopatia viaja a Paris e, com motivo da nossa visita ao país gaulês, hoje vamos expor alguns galicismos que existem no português.
Na vida diária de qualquer lusópata aparecem estas palavras de origem francesa: ateliê, baguete, batom, bege, bijuteria, carrossel, champanhe, chique, comité, conhaque, creme, croquete, guiché, manicura, menu, metro, omelete, puré, sutiã…Muito deste léxico pertence ao âmbito da culinária ou da beleza, como podem comprovar. França sempre vai ligado a chiquismo.

E já para fazer a despedida, antes de partir deixamos este vídeo de Dartacão e os três Moscãoteiros, uma magnífica adaptação da obra do romancista francês Alexandre Dumas. Quem escreve é do tempo do Dartacão e não pôde resistir.
Neste capítulo o cão protagonista viaja a Paris e vê, pela primeira vez, Julieta. Nós viajamos também a la ville lumière e a outro tempo, àquele em que a música de entrada de uma série podia durar mais de dois minutos.

One thought on “Paris em Lisboa. Que chique!

  1. Pingback: Palavras galego-portuguesas que são universais | Lusopatia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s