Olá, tudo bem?

Dar uma tapinha nas costas de uma pessoa ao cumprimentar ou oferecer um relógio são ações de má educação no Japão. Viajar e aprender sobre outras culturas é sempre uma experiência maravilhosa. Mas é comum esquecer, na empolgação do passeio, que assim como existem diferenças na culinária, vestimenta ou língua, existem também diferenças no comportamento.  Antes de viajar, a dica é estudar os costumes locais, para evitar gafes e confusões. Uma vez no seu destino, observe as pessoas e pergunte, se necessário.

Nos países de fala portuguesa, os pronomes de tratamento são muito importantes porque marcam uma distância com o interlocutor. Tratar por TU a todas as pessoas não é um signo de boa educação, reserve este pronome só para pessoas que conhecer e com quem tiver intimidade.

Por sua vez, tratar todas as pessoas por VOCÊ, também não resolve muito. É verdade que no Brasil é o pronome de segunda pessoa maioritário e que em Portugal há um uso alternado de TU e VOCÊ, mas este pronome não indica respeito. É só uma forma a meio do caminho entre TU e o SENHOR, a SENHORA, as verdadeiras formas de tratamento formal de respeito.

Hoje vamos aprender alguns cumprimentos que executamos diariamente, expressões básicas de entrada e saída de uma situação:

  • Quando as pessoas chegam:

-Olá, tudo bem?

-Olá, como está(s)?

-Oi, como vai você?

-Olá, está(s) bom/boa?

  • Quando se vão embora:

-Tchau, vejo o senhor amanhã

-Vou embora, até amanhã

-Adeus

-Até já/ até mais

Deixo cá também umas dicas de protocolo e um vídeo. O vídeo eu verdadeiramente não gosto, desculpem lá, não achei melhor.

Onde diz *substântivo, deve ser “substantivo”

Deixe um comentário